29 julho

Se você acredita que homens possuem mais necessidade de fazer sexo do que mulheres, leia esse texto e reflita.

Eu não tenho por hábito conversar com pessoas pelas redes sociais que não sejam meus pacientes. Costumo utilizar as dúvidas que recebo para gerar conteúdo, ou seja, respondo publicamente. Porém recebi uma pergunta muito longa e bastante angustiada de um rapaz e resolvi responder a fim de virar conteúdo posteriormente.

 

O rapaz relatou fazer terapia com outro profissional, mas tinha algumas crenças em relação ao universo feminino que o deixavam bastante inseguro. Uma era em relação de uma possível superioridade da mulher em decidir quem escolher para o sexo. Falou no sentido de haver mais homens disponíveis para sexo, partindo do pressuposto de que homens naturalmente possuem mais necessidade sexual do que mulheres. Ao encontrar meu vídeo sobre o assunto (este) resolveu me escrever para um bate papo, que infelizmente não seria ético de minha parte delongar, tendo em vista que não sou a terapeuta dele.

 

Após me explicar, dei a seguinte resposta que segue abaixo:

Início da mensagem:

“…. Vou fazer o possível portanto para que você entenda meu pressuposto de trabalho ok?

 

Do ponto de vista científico existe a diferença de quantidade de desejo entre homens e mulheres dependendo do que os cientistas querem provar. Te explico. Todos artigos que apontam questões fisiológicas (como você citou a testosterona por exemplo, que nem de longe é o único fator responsável por desejo sexual) acabam desconsiderando questões culturais e sociais. Somos seres sociais. Precisamos de socialização.

 

Publicações científicas que consideram a questões sociais ou e/ emocionais já observam diferentes resultados. Como por exemplo quanto mais instruída a mulher mais desejo sexual ela tem. Qualquer pesquisa rápida no scielo e google academics você encontra muitos trabalhos.

A questão que nos deixa confusos é o fato de não ser possível isolar dois seres de gêneros diferentes da sociedade, do aprendizado emocional e aguardar o desenvolvimento sexual deles.

Mas vamos pensar, qual seria a função na natureza de criar dois seres codependentes com uma questão de base tão discrepante? Digo de base pois a “ideia da natureza” é reprodução certo?

Porém as construções sociais são da mente humana. Portanto não há nada que assegure que um corpo nasce mais inclinado a sexo do que outro e quanto mais saem estudos mais isso fica comprovado. (E faz sentido na minha prática clínica). Isso sem considerar que os seres humanos não usam sexo apenas para reprodução, mas para fins de prazer, troca, apego etc.

Aí você me pergunta. Mas por que na prática acontece de a mulher parecer necessitar menos? Construção social. Qualquer pequeno estudo sobre razões de existir feminismo vai explicar isso bem para você. Até pouco tempo mulheres não podiam sequer trabalhar, abrir conta em banco etc.! Isso é ir contra a liberdade da pessoa. E sexo, desejo precisam de liberdade para fluir, para aparecer. É uma área muito sensível da nossa existência.

Quanto a sua questão, vamos olhar para o outro lado. Socialmente falando, pessoas do gênero masculino são mais privilegiados e consequentemente “livres” sexualmente. Mas pense, cada um traz dentro de si um universo e cada caso é único. Não sei o que te causou essa crença, mas se tem algo que posso te afirmar é que ela não é uma verdade absoluta. Mas enquanto ela for uma verdade para você, é assim que seu universo vai girar.

Mas Marcelle, eu vivo isso, vejo isso ocorrer e não consigo pensar diferente. Te respondo com uma dica, ou tentativa de ajuda… procure entender, se aproximar, estudar sobre o que te assusta. Converse com mulheres, leia sobre elas. Quem sabe assim você não consiga se livrar do que te castra a liberdade?

Espero ter ajudado. Um abraço!”

Fim da mensagem

Espero ter também lhe ajudado a pensar um pouco diferente ou a compreender um pouco mais do nosso universo sexual. Somos múltiplos, não cabemos em premissas e definições. Comece a questionar o que te colocaram como verdade absoluta. É libertador e consequentemente prazeroso.

Um abraço e até o próximo texto.

Tags:, , , , ,

Comentários

comentários

Receba dicas e atualizações no seu e-mail:

  • This error message is only visible to WordPress admins

    Error: No connected account.

    Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.