28 outubro

Como conversar sobre ejaculação precoce com o parceiro

Consideramos ejaculação precoce, a disfunção sexual, quando durante o ato sexual o homem tem orgasmo rapidamente, abaixo de cinco minutos.  E quanto mais demorada a busca por tratamento,  mais difícil e longo tende a ser o tratamento. Mas tem cura! Isso  é o que importa, não é mesmo?

Agora, se  tem um assunto que as mulheres encontram dificuldade em falar com os homens é a respeito de disfunções sexuais masculinas. Neste texto abordo três pontos chaves que irão ajudar a sanar essa dificuldade.

Sobre a masculinidade

Também pudera! Mexer com a tal “masculinidade” para muitos homens é motivo de tristeza, vergonha ou até de agressividade. Porém, mesmo os mais seguros de sua masculinidade estão propensos a disfunções sexuais. Bastar estar vivo!

A ejaculação precoce então, já até virou meme por conta de uma propaganda super esquisita que passa na televisão (ligue e surpreenda sua parceira). Aliás, quando o cara liga descobre que se trata de uma pequena fortuna investida e sem garantias de funcionamento.

Então como falar com o parceiro sobre isso?

Antes de mais nada, você não pode ir direto como o dedo na ferida dele. Já que está com insegurança para falar, é sinal que sexo ainda é um tabu entre vocês.

Comece pelo começo. Procure desenvolver o diálogo primeiro.

Uma coisa legal a averiguar, sem perguntar diretamente, é se ele anda com algum fator estressor em seu dia a dia. Isso com intimidade e diálogo descontraído é (deveria ser) tranquilo de se descobrir.

Aliás, você precisa verdadeiramente se interessar pela vida do seu parceiro. Se isso não está acontecendo já temos um ponto a ser trabalhado em terapia! Após alguns diálogos tranquilos e descontraídos, o esperado é que você encontre um pouco mais de abertura e sinta-se mais segura para falar com ele sobre a questão.

Aprenda sobre o tratamento.

Outra questão que te dará mais segurança é de antemão saber a respeito do tratamento, pesquisando. Vou te ajudar com um spoiler aqui. Ejaculação precoce tem uma resposta de cura muito boa quando tratada com equipe multidisciplinar. Que neste caso é Urologista, Fisioterapeuta Pélvico e Psicólogo Sexólogo.

O médico irá passar exames e se necessário alguma reposição hormonal, além de verificar alguma anomalia no pênis. Já o fisioterapeuta pélvico irá passar exercícios musculares a fim de trabalhar aquele tempo de ejaculação além de fomentar autoconhecimento físico.

E o psicólogo sexólogo irá trabalhar as questões emocionais em relação à doença. Independentemente se ela teve origem emocional ou não. A ejaculação precoce interfere negativamente na vida sexual, na libido e até nas relações pessoais.

Mas por que um psicólogo sexólogo e não um psicólogo generalista? Simplesmente porque se trata de uma especialização e sem ela o psicólogo pode não conseguir lidar com efeito sexual da doença. Não pague para ver, procure o profissional correto.

Inclusive indico começar por este profissional, sabe por quê? O psicólogo passa a maior parte da sua formação focando na escuta e na fala. Portanto não há ninguém melhor para tirar dúvidas, medos e tranquilizar em relação ao tratamento.

Quer um bom exemplo de como começar a conversa sobre o assunto?

No meio da conversa, diga algo do tipo: “sabe, eu estava pesquisando, quando um homem ejacula com menos de um minuto de penetração é sinal que a saúde não está legal. E vc me disse q anda ansioso com tal e tal coisa… pq não vamos juntos a um psicólogo sexólogo? Conheci uma boa profissional em tal site etc.”

É importante que você abrace a causa com ele.

A não ser que ele diga que quer tratar sozinho. Mas já adianto que homens com parceir@ fixo conseguem tratar disfunções sexuais com mais eficácia. Afinal, somos seres sociais e nada melhor que duas pessoas trabalhando em prol de uma causa não é mesmo? Abraçar a causa significa estar disponível a qualquer percalço que o tratamento pode trazer. (É muito diferente de soltar a bomba e mandar se virar, não é mesmo?)

Então, mãos à obra?

E aquela coisa, não consegue sozinha? Procura ajuda profissional de um psicólogo sexólogo! Até na questão de como abordar seu parceiro esse profissional consegue te ajudar!

Qualquer dúvida estou disponível nas redes sociais! 🙂

Até o próximo texto!

Tags:, , ,

Comentários

comentários

Receba dicas e atualizações no seu e-mail:

  • This error message is only visible to WordPress admins

    Error: No connected account.

    Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.