29 agosto

Estou sentindo desejo por outra pessoa, o que fazer?

Começa aos poucos e logo você se percebe interessado por outra pessoa que não é o seu namorado ou cônjuge. Assim que percebe esse desejo, começa a se indagar, questionar o seu relacionamento e até seus valores. Afinal, por que isso chegou a esse e ponto? E agora o que deve fazer?

A solução pode ser simples ou complexa dependendo dos aspectos que envolveram esse interesse “indesejado”. O importante é assimilar que existe solução.

Estar nesse tipo de situação não é algo saudável para o emocional de nenhuma pessoa. Estar divido, se sentir um traidor ou até uma fraude pode te levar a desconfortos emocionais, como tristeza, irritabilidade, melancolia etc. sem o menor aviso prévio. São tipos de sentimentos que podem vir “do nada”. E isso, a longo prazo, pode te levar a doenças emocionais, como síndrome do pânico, ansiedade aguda, depressão ou até alguma manifestação psicossomática. (Quando o corpo manifesta alguma dor ou doença criada pela mente.)

Uma coisa importante a se levar em conta, é que desejo por outros seres humanos é um processo extremamente natural. Definitivamente não é um objetivo da natureza que sejamos monogâmicos. Falei mais amplamente sobre isso neste vídeo aqui, que está no youtube e no igtv.

Compreendido isso, temos que analisar os seguintes aspectos:

  • A sua responsabilidade racional nesse novo quadro de desejo
  • A sua inclinação ou disposição para atender esse estímulo;
  • E por fim a qualidade do relacionamento atual;

Seguido de:

  • As possíveis consequências na sua vida e na vida do parceiro;
  • Se existem condições de lidar com as possíveis consequências;

No vídeo que citei acima, expliquei que um dos maiores erros dos casais é acreditar que sentimentos e vida sexual tem que se manter vivos naturalmente, senão o “amor morreu”. Isso é um engano dos grandes, já que o casamento como uma produção racional, merece atenção e cuidados também racionais. As vezes até mecânicos.

E dependendo de como o seu relacionamento está, ainda é possível transformá-lo. O objetivo final é fazer a sua vontade racional se sobrepor a natureza corporal a fim de fortalecer novamente o relacionamento. Se este for o caso, claro. Caso contrário o término é inevitável.

Caso você decida fortalecer o relacionamento atual, vou sugerir alguns aspectos que podem ser fortificados:

  • Carinho;
  • Erotização;
  • Cumplicidade;
  • Brincadeiras;
  • Admiração;
  • Amizade;

Exemplo prático de erotização é levar uma novidade para a hora do sexo, como um produto, ou uma forma diferente de provocar o parceiro. Ou se o caso for a admiração, comece fazendo uma lista dos porquês de ter escolhido aquela pessoa e inesperadamente a surpreender falando sobre sua admiração. Ou se preferir envie uma carta romântica pelo correio.

Existem inúmeras formas de fortalecer um relacionamento de modo a enfraquecer o ímpeto por outra pessoa. Porém, exige esforço e muita força de vontade. Cabe analisar o custo benefício da coisa toda.

Enfim, espero ter te ajudado de alguma forma. Mas se porventura o seu caso não for tão simples na prática, não demore a procurar ajuda. Um profissional de psicologia de preferência com especialização em sexologia pode te ajudar a encontrar o melhor caminho para o seu caso.

Um abraço, Marcelle Paganini

Psicóloga e Sexóloga – Crp 16/4664

Tags:, , , , ,

Comentários

comentários

Receba dicas e atualizações no seu e-mail:

  • This error message is only visible to WordPress admins

    Error: No connected account.

    Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.