28 setembro

Como esquecer um ex bom de cama?

Muitas vezes temos experiências sexuais boas com pessoas não tão boas assim. Geralmente em um relacionamento onde a parte da cama era extremamente boa, mas o restante deixava a desejar. Após o término, vem uma decepção: o atual não proporciona as mesmas experiências, apesar de ser uma ótima pessoa. Como faz?

No causo da semana, eu orientei sobre um relato de uma pessoa com sentimento de que nunca mais seria feliz sexualmente como havia sido com o ex. E pelo relato dela, o atual a satisfaz muito nos outros aspectos, e apesar da química não ser ruim, ela ainda se sente receosa.

Dei uma resposta à luz da psicologia e da sexologia, e se você quer saber os pormenores, o vídeo está aqui:

Depois da orientação dada, venho trazer outras reflexões para sua vida sexual ser cada vez melhor seja lá com quem você esteja. Acredite, não existe essa de que vai ficar presa a algo inesquecível para sempre. Basta se abrir.

1 – Crie novas memórias!

Estude sobre o assunto, sugira novos hábitos, prove novas posições, lugares e sensações. Acredite, muita gente tem muito a ensinar na internet sobre isso. Quanto mais você testa, mais pistas o seu relacionamento vai receber de como é intenso e que vale a pena aquele tesão todo. E sim, desejo chama desejo. É comportamental, quanto mais se faz mais seu corpo quer. Se joga.

2 – Invista em um cheiro novo para a hora H.

Pode ser uma vela, um óleo, um aerossol, o que mais for do agrado de vocês. Mas esse cheiro deve existir a fim de criar uma espécie de gatilho na mente de vocês. O cheiro deve ser agradável aos dois e estar presente na maioria das relações sexuais de vocês (algumas rolam sem planejar, aí deixa né).

Isso funciona porque achamos que cada sentido funciona independente um do outro, o que não é verdade.

Nossa mente precisa de mecanismos de classificação e organização, colocando as memórias em categorias específicas e quanto mais sentidos estiverem envolvidos, mais fácil de ser lembrada, trazida à tona e mais fácil de ser associada.

Ou seja, mais marcante aqueles momentos serão!

3 – Não cometa os mesmos erros do passado.

Um hábito muito saudável de aprendizado mental é o de avaliar os próprios comportamentos após o encerramento de um ciclo. Não no sentido de se martirizar do que poderia ser diferente, mas de aprender com os próprios erros. Nem que seja o erro de deixar certo tipo de pessoa se aproximar de você. Te falo isso porque, quando você estiver perto de sentir algo marcante novamente, automaticamente sua mente vai puxar algumas “memórias” que podem te levar a agir como se ainda estivesse na relação antiga.

Isso tudo é adaptativo, é aprendizado, mas no sentido de te dar mais prazer vai acabar limitando sua relação. Observe seus comportamentos, diga para você mesma como deseja agir daqui para frente, assim você reduz bastante sua chance de cair em uma armadilha do seu cérebro.

Se ficou confusa essa parte, ou se acha impossível, recomendo que busque ajuda de um psicólogo comportamental. Ele vai te explicar como isso se aplica a você e como você pode fazer dentro do seu contexto.

4 – Se abra para surpresas.

Temos o péssimo hábito de ver uma situação nova, ou possível mudança e querer já controlar tudo. É um: “ai, esse tipo de coisa eu não gosto”; ou: “nossa eu odeio tal coisa, sabe”. Isso nos limita muito. Em um momento que queremos que a vida seja melhor, principalmente sexualmente falando, devemos estar disponíveis a aceitar as possíveis surpresas da vida. E surpresa só vem quando não estamos no comando querendo controlar todas as variáveis possíveis com o nosso querer.

Quando nos tornamos flexíveis e disponíveis para avaliar, sentir, desejar, aumenta em 100% a chance de uma surpresa, contra 0 quando controlamos. (ah 0,5% vai).

 

Enfim, espero que sua jornada de descoberta e de aprendizado esteja apenas começando e que esse texto tenha contribuído de forma positiva para o seu crescimento não só sexual, mas emocional também. Afinal, sexualidade é emoção pura.

Estou disponível nas principais redes sociais! Um abraço e até o próximo texto!

Marcelle Paganini – Psicóloga (Crp 16/4664)

Tags:, , , , , ,

Comentários

comentários

Receba dicas e atualizações no seu e-mail:

  • This error message is only visible to WordPress admins

    Error: No connected account.

    Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.