26 fevereiro

Os 5 mandamentos da superação

Marília Mendonça deu a palavra de ordem: SUPERA!
No caso da música trata-se de um amor que não foi para frente, mas a superação é uma constante em nossa vida, afinal nem sempre tudo dá certo ou não sai como planejamos. É justamente aí que entra a superação.

No k entre na rádio FM Super nós falamos justamente dos cinco mandamentos para que a superação seja real e oficial. Porém devo ressaltar que apesar de super importantes, existem também outros pontos secundários de uma superação, inclusive dependendo de como foi o baque, procurar ajuda profissional é sempre a melhor opção!

O primeiro mandamento é:
1 – Aceitar a necessidade de superar.
E esse geralmente é ponto o mais difícil, pois ao se aceitar tal necessidade, aceita-se o fim de uma expectativa, de um esforço que realmente foi em grande parte em vão.
” Vou ter que superaaaar… que a gente não vai mais voltar” (Matheus e Kauan com Marília).

Porém, é interessante ressaltar que quanto mais rápido é o processo de aceitação, mais fácil é o de superação. Portanto remoer, sofrer e ficar se iludindo, realmente não ajuda em nada. Pelo contrário, vai te dar mais trabalho ainda para superar. Também não adianta entrar em processo de superação sendo que existe uma pontinha de esperança no retorno, isso deixa a superação como uma fake news, sem crédito algum.

Após aceitação vem o segundo mandamento:
2 – Não se vitimize;
Em tudo na vida que dá errado nós temos uma parcela de culpa, nem que seja um dedo podre. Reflita, onde você errou no processo e se perdoe. Entenda, aqui você SE PERDOA apenas. Não é para reconhecer seu ponto fraco e ir atrás do motivo de você estar precisando superar e confessar, Não. Se perdoar serve para que não se repita em outras situações e dá muita maturidade ao seu discurso.

Não existe essa de reclamar para todo mundo como você sofreu uma injustiça e seus detalhes sórdidos. Existe compreender que aquilo não era mais para você, que algo foi falho e vida que segue.

Falando nisso entra o mandamento 3:
3 – Pense e fale sobre o assunto;
Se tem um conselho errado que o povo dá é: nossa para de pensar nisso ou para de falar nisso. Se você sente necessidade de falar, fale, mas com maturidade. Lembra do mandamento 2?

Falar, nem que seja em pensamento com você mesmo, desgasta o assunto e ele vai se tornando mais familiar, acessível e cada vez menos dolorido. Mas por favor, fale com pessoas que te compreendem, aquela amiga chata que só faz se gabar deixa para contar outra coisa. Se não quer falar com ninguém ou se só tem gente chata próximo a você, escrever uma carta ou falar sozinho é uma opção, outra coisa é rever esse povo que você está andando aí, mas isso é outro assunto.

Portanto, não guarde nada. Guardar faz os sentimentos apodrecerem e te intoxicarem. O profissional de psicologia tem um ouvido bem preparado e dá os melhores conselhos (fika a dika mershan).

Agora o quarto mandamento:
4 – Tenha um objetivo claro.
Ficar como uma folha ao vento nos dá sensação de vazio. Por isso muita gente peca nesse ponto da superação e acaba voltando atrás e se machucando novamente. Como eu sei que você não quer isso, vou te explicar o que estou falando.

Quando algo dá errado, seja um relacionamento, um plano, uma expectativa profissional, qualquer coisa, aquilo ali fica um buraco emocional muito difícil de ser preenchido, afinal aquele buraco é do tamanho daquilo ali.

Portanto é necessário preencher com um plano b. Por exemplo, se você quer superar um ex namorado, o que pretende da sua vida amorosa nos próximos meses? E nos próximos anos? Que tipo de pessoa você quer ao seu lado? O que vai fazer diferente? Quais lugares vai frequentar agora? E nos sábados o que vai passar a fazer? E por aí vai.

Tudo isso evita aquele vazio e um retrocesso desnecessário na sua vida. E não vem botar culpa na carência. Carência é falta literalmente do que fazer e do quinto mandamento:

5 – Trabalhar seu amor próprio.
Uma coisa que pode colocar todo seu processo de superação a perder é a falta de amor próprio. E esse momento é muito propício para você se amar!

Independentemente do que deu errado, se cuidar, se amar em primeiro lugar vai te dar todo o combustível necessário para os outros mandamentos sabe. É realmente aprender sobre o seu valor. Outra questão é que pessoas que se valorizam tendem a sofrer menos com decepções em relação a outras pessoas, como relacionamentos ou amizades.

Se agradar e apreciar o seu tempo com você mesmo é um ótimo começo. Fazer terapia, ter um hobbie só seu, organizar suas coisas, se embelezar, cuidar da pele do cabelo, ter hábitos saudáveis etc. Tudo isso te ajuda a se encher de força para superar qualquer obstáculo da vida.

Agora é como você, bora colocar em prática?

Quer sugerir algum tema para o k entre nós?
Mande uma mensagem!

Um abraço e até o próximo.

Marcelle Paganini
Psicóloga e Sexóloga
@anima.vc

 

Tags:, , , ,

Comentários

comentários

Receba dicas e atualizações no seu e-mail:

  • This error message is only visible to WordPress admins

    Error: No connected account.

    Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.