10 fevereiro

K Entre Nós | Ciúmes é sinal de amor?

Texto originalmente postado para a rádio FM Super – programa K entre nós.

Pensa nessa cena clássica: fulano viu alguém falar mais perto de sua namorada e logo todo o cenário se monta. Fulano tem duas opções, não se manifestar e se manifestar a respeito. E tudo isso vai depender do que ele está sentindo naquele momento. E as pessoas envolta também terão expectativas a respeito da situação. Se ele fizer uma “cena” vão julgar e se ele não fizer nada, também vão julgar.

Acontece que fulano não sentiu ciúmes da situação, e muita gente começou a duvidar de seu amor pela namorada. Até então acreditou que não deveria fazer nada, afinal, confia nela. Porém um “amigo” bastante invasivo chegou e falou que ele deveria intervir e ele acabou se exaltando com a namorada por algo que ele nem sabe direito o porquê. Ciúmes, disseram.

O ciúme é um sentimento que tem como base o risco de perda da posse. E quanto mais insegura a pessoa está no relacionamento, mais ela sente ciúmes. Concordo também que não é a coisa mais simples do mundo estar extremamente seguro ao lado de alguém, afinal, além de lidar com seu próprio sentimento, a pessoa tem que lidar com pitacos alheios, a famosa construção social.

Por muito tempo o relacionamento foi ensinado como sinônimo de ser e ter alguém e quando você tem algo e esse algo é ameaçado aprendemos a defender nossa posse, como se fosse um pedaço de terra a ser invadida.

Portanto, o ciúme não pode ser atrelado ao amor. Estar inseguro não é amar. Amar é deixar o outro ser livre sendo livre também. É ter segurança de que o outro está ali por livre e espontânea vontade.

Entendo que mudar algo que se aprendeu como correto a vida inteira não é uma tarefa das mais fáceis. Principalmente quando se tenta ficar na paz e a sociedade vem e joga alguns conceitos na nossa cara, como aconteceu com o amigo do fulano da estória acima. Mas podemos começar devagar, em coisas pequenas, até que o amor tome conta totalmente e não haja espaço para ciúmes.

Não estou dizendo que com isso tá tudo liberado e que se dane o relacionamento. Pelo contrário, respeito e fidelidade não se cobra, vem implícito e é livre e gratuito para ser válido. Se você precisa cobrar, ou dar crise de ciúme toda vez que se sentir desrespeitado é porque o outro talvez não se importe tanto com você assim. Ou você pode estar adoecendo também. Cabe avaliar.

Outra questão é que em algumas pessoas o ciúme se torna doentio, a ponto de tornar a relação em um processo de abusos em nome do amor. Isso não é saudável e injustificável. Quem está doente precisa se tratar e não fazer mal a alguém para se sentir melhor. Observe, não aceite.

Costumo dizer que amor é para nos fazer felizes, se for para sofrer ou passar raiva é melhor dobrar roupa de cama com elástico.

Um beijo e até o próximo texto.

Marcelle Paganini
Psicóloga e Sexóloga

Tags:, , , , ,

Comentários

comentários

Receba dicas e atualizações no seu e-mail:

  • This error message is only visible to WordPress admins

    Error: No connected account.

    Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.