
Como resolver diferenças sexuais entre casais?
Como resolver diferenças sexuais entre casais?
Existem casais que apesar de não terem nenhuma disfunção sexual, possuem entraves que acabam atrapalhando a intimidade dos dois. E infelizmente é muito comum em algum momento ou mesmo no início da relação que o casal se depare com esse percalço.
Por que as diferenças aparecem?
Sabe aquela música: “Nada do que foi será de novo do jeito que já fui um dia”? Ela é um retrato que deixamos de considerar ao longo da vida.
As diferenças podem aparecer somente pelo motivo do tempo ter passado.
Por mais que o casal tenha tomado “cuidado”, tenha investido na relação, as discrepâncias podem chegar. Mas não é só o tempo que alimenta os desentendimentos sexuais.
Alguns fatores que podem desencadear conflitos sexuais:
- A passagem do tempo, como disse;
- Mudança na forma de pensar;
- Níveis de Libido diferentes;
- Falta de Sintonia fora da cama;
- Questões de saúde;
Como resolver as diferenças sexuais?
Não pretendo com este texto te dar uma solução definitiva, pois cada pessoa, cada casal é um universo diferente. Contudo, para casos que não envolvam saúde, pode sim, solucionar questões mais simples ou no mínimo te dar uma luz para prosseguir no cuidado com sua sexualidade.
- 1º: Invista em comunicação aberta. Fale de forma honesta, em hora e local apropriado (nunca na hora da cama), a fim de buscarem os pontos a serem melhorados;
- 2º: Faça compromissos palpáveis e atingíveis. Depois do diálogo, façam combinados onde cada um contribua com uma parte na mudança. Esses combinados devem ser atingíveis e palpáveis, jamais subjetivos.
- 3º: Sejam flexíveis. Boa parte dos conflitos está nesta palavra: flexibilidade. Aceitar o outro como ele é, entender que nem tudo é do nosso jeito, vai render muito mais intimidade e prazer para todos os envolvidos.
Para casos que envolvam questões de saúde, o recomendável é que os dois se engagem no tratamento. Um apoiando o outro com orientação da equipe de saúde, pois cada patologia têm suas particularidades e elas devem ser respeitadas antes de qualquer questão no relacionamento.
Não esqueça que independente do caso, a forma com que é o impasse é encarado pelo casal faz toda diferença no resultado e em como vai ser o curso da solução. Portanto, seja o mais leve possível.
No vídeo abaixo eu fiz uma explicação mais completa sobre cada ponto, caso tenha interesse em aprofundar o assunto para aplicar no seu relacionamento.
E caso você sinta que nao consegue, não demore para procurar ajuda, seja individual ou em casal. Vale muito a pena ter uma vida saudável e prazerosa.
Um abraço e até o próximo texto.
Psicóloga (crp 16/4664) da linha cognitiva comportamental com um pézinho nas contextuais de terceira geração e Sexóloga. Atua em consultório (individual e casal), atendimentos online, cursos, palestras e eventos.