5 junho

Foge Mulher-Maravilha… DO Superman! Sobre o cultivo de relações doentias

Sabe aquela pessoa com “Dedo Podre” para relacionamentos? Estava pensando por que tem tanta gente assim? Quem nunca errou na aposta que atire a primeira pedra!

As nossas escolhas são resultado de um conjunto de variáveis que nos torna indivíduo, como o DNA, tipo de criação, temperamento etc. Muita coisa aprendida tipo control c + control v, muita coisa resultado de experiências que nos marcaram (sejam boas ou ruins), dentre outros mil fatores. Mas um fato que não podemos negar é que muita amiga nossa tem o tal do dedo podre para relacionamento, já percebeu?

Uma estorinha de mentira (qualquer identificação é mera coincidência, não conheço ninguém assim e nem você).

Nossa personagem de hoje quer porque quer encontrar o grande amor da sua vida assim como uma princesa da Disney (ela acha que é uma por sinal). Daí sai beijando sapo feito louca e o primeiro que dá uma mísera atenção vira o amor da vida dela e pronto! “Miga tô amando”. “Miga ele é perfeito”. A dita cuja não conhece o candidato a fundo, claro não deu tempo e nós sabemos que conhecer leva tempo e vivência. Como não conhece bem, acaba preenchendo essas lacunas com o quê? Com o lindo mundo da imaginação!

Ela faz ela mesma acreditar que ele tem caráter, que faria qualquer coisa por ela, que é um cara que vale a pena, que é admirável, que é bom de cama, que é isso e aquilo outro, tudo para preencher sua listinha mental do príncipe da Disney. O relacionamento vai se desenrolando.

Bom, com a mente convencida de que aquele é o cara, ela começa a se comportar como se ele fosse realmente o cara, e o infeliz acaba convencido de que é a última garrafa de água mineral do deserto! Pronto. Circo do sofrimento armado.

Nisso, como era de se esperar a realidade não bate com as lacunas inventadas pela nossa princesa e o cara começa a “pisar na bola”, já que tem certificado de “melhorzão” não precisa se esforçar para agradar a bonita mais e começa a ser ele mesmo ou até pior, fica desleixado mesmo. Afinal o que é perfeito não precisa melhorar!

Neste nosso caso utópico, digamos que essas “pisadas na bola” sejam coisas que qualquer pessoa lúcida bem resolvida da vida jamais aceitaria, como: traição, falta de respeito, indiferença, desmerecimento etc. No curso natural da vida, a solução seria mandar o dito cujo pastar e seguir a vida lindamente. Mas infelizmente não é isso que acontece. Por causa de ter se convencido de que ele é o cara, nada do que ele diga ou faça consegue desconstruir a imagem de perfeição que ela plantou dentro dela.

Nossa personagem começa a lutar igual um power ranger (li algo muito legal sobre isso na net dias desses) para “salvar” a todo custo a “relação” e quem está de fora não entende nada. Quando indagada só sabe dizer: “Mas eu gosto dele”. Ela perde alguns amigos, aceita que dói menos e acha que está no rumo certo. E o cara continua sendo o cara!

Absurdo? Eu mesma (duro admitir) já estive em uma(ssss) relação assim. Poxa, me ensinaram que o mundo é todo bonitinho e que o par perfeito ia me tirar do coma que eu entrei porque comi maçã da invejosa (pra quem não sabe desde criança alguns me chamam de branca de neve não sei porque)!

O universo prega para as nossas meninas que deve-se “ser salva por alguém”.

Mas no mundo dos adultos a verdade é que uma relação é construção, é troca, é dupla de dois! Pois bem, só sei que muitas mulheres estão aceitando farelo de amor por culpa própria. Claro que o machismo nosso de cada dia nos dai hoje é o maior vilão disparado, mas enquanto o lado de fora não muda, bora mudar aqui dentro? Sobre o lado de dentro temos controle total. Nossas atitudes frente a tudo isso podem e devem ser diferentes.

Mas Marcelle, eu não sou princesa da Disney, sou Mulher Maravilha! Luto pelo que é meu, dou conta de mil coisas, tenho mil conquistas no currículo da vida e blá blá blá. Ok!

Então até quando vamos ser a mulher maravilha querendo fugir com qualquer Superman da vida, quando o correto seria fugir desses Supermen machistas pé de chinelo que tem aos montes por aí. E você, use os seus superpoderes a seu favor, começando por entender essas coisinhas aqui:

1 – Não é qualquer Superman que merece você

Não dê poder a qualquer um. Analise, seja lúcida antes de se entregar. Abandone um pouco esse sentimentalismo barato que o mundo te ensinou. Gostar de alguém não é razão para passar por cima da sua própria felicidade e dos seus princípios! Uma Mulher Maravilha sozinha consegue salvar o dia tranquilamente!

2 – Escute os outros super-heróis

Se seus amigos e parentes próximos estão te falando a mesma coisa, te chamando atenção para fatores negativos da sua relação, a chance de ser uma conspiração para acabar com seu conto de fadas é mínima. Aprendemos a ser cegas em relacionamentos e acabamos perdendo a mão quando as coisas desandam. Afinal é muito amor, muita paixão, muita química (aaaaah). Um bom termômetro para isso é verificar se você se afastou extremamente de muitas pessoas depois que iniciou o relacionamento.

3 – Nunca deixe nenhum Superman diminuir os seus poderes

Você era a miss segurança antes de conhecê-lo: admirada, bem-resolvida, feliz e diva. Mas agora, por alguma razão, parece criança carente de tanta insegurança. Sinal que colocou ele na frente você mesma. Reflita, onde você foi perdendo sua segurança? Será que ele precisou te diminuir para ser o Alpha do bando ou você fez isso deliberadamente?

4 – Quando um não quer, dois não lutam

Não adianta possuir mil super poderes se a outra parte não quer manter a relação. Se é sempre você que chama para conversar, é sempre você que estraga tudo, é sempre você que tem mil defeitos e torna a relação insuportável, é sempre você que o sufoca, é sempre você que tem que ter vergonha do seu passado, é sempre você que pede desculpa no final. PARA!

Analisa! O Superman que quer estar com a mulher maravilha da vida dele jamais se sentirá sufocado (a não ser que você se comporte como psicopata, stalkeando a vida alheia) e jamais deixará ela levar o peso de tudo sozinha, pelo contrário, vai querer levar ela pra voar no colo dele. Wake up!

Bom, dei só quatro (senão vira a lista Schindler) exemplos de forma lúdica e divertida para analisarmos nossos relacionamentos, mas isso tudo na prática não é nada divertido. A pessoa que vive estas situações acredita que o universo não conspira a seu favor e que todo mundo está contra ela. Se culpabiliza o tempo todo e vive tentando salvar o vento. É bem provável também que ela tenha uma coleção de relacionamentos que levaram ao mesmo rumo. Um sofrimento sem fim.

Quando não há entendimento do que é ou não saudável para nós mesmos e do real sentido da construção de um relacionamento, seja amoroso ou não, o resultado será sempre a decepção, ou pior, o aprisionamento de nossas vidas em relacionamentos doentios.

Não procure ou espere por alguém. Invista em você mesma e fuja desses Superman que não te merecem, pois para te merecerem ELES precisam ter muito mais do que super poderes. Entenda, Internalize, viva isso, e a vida vai sorrir para você Mulher Maravilha! Para a única coisa que não há solução é para a morte (tome clichê) e por que com você seria diferente? Sobe nesse salto e nunca mais desça!

Jamais exite em procurar ajuda cara leitora.
A vida é muito curta para você dar na mão de qualquer super herói de araque por aí, ok?

Estou a disposição!

Um abraço!

Tags:, , , , , , , ,

Comentários

comentários

Receba dicas e atualizações no seu e-mail:

  • This error message is only visible to WordPress admins

    Error: No connected account.

    Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.