30 dezembro

E o seu relacionamento, como vai?

Recentemente fui convidada pelo Jornal A Tribuna para uma entrevista cujo assunto era divórcio. Se comparado com 2021, o ano de 2022 teve uma queda no número de separações. Existem algumas formas de saber se o seu relacionamento está desgastado e o que fazer para reverter a situação. 

Mas qual é o segredo para que um casamento dure? 

O principal é ter a individualidade em dia, estar com seu emocional saudável e fazer as suas próprias coisas, tornando você e o outro mais interessante. 

Um erro muito comum dos casais é se fechar para o mundo e  fazer tudo juntos. Abandonam os hobbies ou inserem a outra pessoa, não se permitem ter amizades além do convívio comum, criando assim uma cultura sufocante sem nem perceber.  Esse hábito torna o casal desinteressante e monótono e, consequentemente, com menos ou nenhuma energia para lidar com os impasses do relacionamento.

Como identificar quando o relacionamento não vai bem? 

São inúmeros os possíveis sinais, mas todos eles levam a um desconforto em relação à outra pessoa.  Um dos sinais mais comuns é não estar confortável na presença do outro. Por exemplo, preferir estar em qualquer lugar ou situação, menos sozinho com a pessoa.  

Outro indicativo comum é quando toda e qualquer situação vira um embate, demonstrando a falta de paciência entre o casal.  Não é que todo relacionamento seja um mar de rosas o tempo inteiro, mas, o modo de lidar com as discordâncias diz muito sobre a saúde daquela relação.  Porém é importante ter clareza e inteligência emocional ao analisar um desconforto antes de assumir como um sinal, para que ele não seja fruto de uma mazela emocional individual.

Quais hábitos podem ajudar a melhorar o relacionamento? 

É interessante que o casal equilibre a individualidade e os momentos juntos.  É bastante comum casais que fazem tudo junto mas nunca estão realmente juntos, olhando e vivendo seu próprio relacionamento. Esse tipo de casal usa os momentos a sós apenas para sexo, discussões e resolução de questões e raramente para curtir a presença um do outro. Este mesmo casal também não se permite ter momentos de lazer longe um do outro. Nunca estão juntos e nunca estão sozinhos no fim das contas.

Outro hábito importante é o diálogo. E nisso temos que aprender a língua, o dialeto, digamos assim, do outro. Temos que nos fazer compreendidos e, como o casal supostamente possui intimidade, é bem possível fazer isso.  O casal que se comunica com inteligência e clareza consegue criar espaço para a tão sonhada leveza no relacionamento, que é o ponto crucial para uma relação com parceria, amor, intimidade e felicidade.

Se o  relacionamento está dando sinais que não vai bem e o casal  perceber que não está conseguindo resolver sem ajuda, considerem fazer terapia. Juntos vocês podem encontrar a melhor solução para a relação.

A luz do fim do túnel no relacionamento
Casal caminhando no túnel.

Mais conteúdos sobre esse tema em https://marcellepaganini.com.br/artigos/

Notícia original em https://tribunaonline.com.br/cidades/casais-se-divorciaram-menos-este-ano-no-es-130159

Tags:, , , , , ,

Comentários

comentários

Receba dicas e atualizações no seu e-mail:

  • This error message is only visible to WordPress admins

    Error: No connected account.

    Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.